Outubro Rosa

Todas Unidas pela Conscientização neste Outubro Rosa

11 de outubro de 2017Dicas, Saúde, , , Standard

A dica de hoje é sobre algo muito importante: a prevenção do câncer de mama. Temos um mês inteiro dedicado a refletir sobre ele e uma cor para relembrar a todo momento. É uma pequena lembrança que pode salvar vidas. A sua, a de suas amigas, suas entes queridas e de muitas outras mulheres que só precisam descobrir a doença no início para que ela seja combatida efetivamente.

 

Você conhece o símbolo do laço cor de rosa e com certeza tem visto os reflexos da campanha em todos os lugares. Aqui em Florianópolis, por exemplo, a ponte Hercílio Luz, um importante cartão postal da capital catarinense, foi iluminada de rosa em apoio ao movimento em vários anos. Neste domingo, dia 15 de outubro, está programado um Abraço Rosa no Parque de Coqueiros, com shows, atividades físicas, tendas de produtos, serviços e muita conscientização!

 

Hercílio Luz Rosa

Ponte Hercílio Luz com iluminação especial para o Outubro Rosa

 

Por que o câncer de mama merece uma atenção tão especial? Porque ele é o câncer que mais mata mulheres em todo o mundo. Além disso, as medidas a serem tomadas visando o diagnóstico precoce são relativamente simples. As ações de prevenção envolvem mudanças de hábitos e abertura para a discussão do tema. Vamos conferir quais são elas:

 

    • Autoexame: Toda mulher deve conhecer seu próprio corpo. O toque regular das mamas, preferencialmente em frente a um espelho, faz com que qualquer alteração seja percebida de forma imediata. O principal sinal suspeito de câncer de mama é o nódulo (caroço) persistente, fixo, geralmente indolor e endurecido. No Brasil, 60% dos diagnósticos de câncer são encontrados em estágio avançado;
    • Fatores de risco: O aumento da incidência do câncer de mama no mundo tem sido relacionado a várias práticas da sociedade moderna, como o consumo de álcool, o sedentarismo, a obesidade e a redução do aleitamento materno, entre outros;
    • Mamografia: Esse exame é o mais adequado e preciso para a detecção de tumores na região mamária. Entre 50 e 69 anos, o indicado é que o exame de rastreamento seja realizado bianualmente.
    • Homens também: A cada 100 casos de câncer de mama, 1 é masculino. É importante lembrar disso e ampliar a conversa. Falaremos mais sobre eles durante o Novembro Azul.

 

Além do caroço, saiba os outros sinais que indicam que é hora de ir ao médico:

  • –   Endurecimento de partes da mama;
  • –   Retração na pele ou aparência de “casca de laranja”;
  • –   Saída espontânea de líquido do mamilo;
  • –   Mudança na posição ou formato do mamilo ou vermelhidão;
  • –   Nódulo no pescoço ou nas axilas.

 

Você sente que já sabe tudo sobre o assunto? O INCA (Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva) criou um quizz para testar seus conhecimentos. Em 12 perguntas, você vai aprender muito, de forma divertida!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *